Sexta, 30 de Outubro de 2020 04:19
(82)99621-8631
Geral Saúde

Samu Alagoas orienta como proceder diante de acidentes domésticos

Banheiros e cozinhas são os ambientes mais propensos a acontecer um acidente

13/10/2020 14h06
Por: Redação
João Victor Barroso/Agência Alagoas
João Victor Barroso/Agência Alagoas

Quando estamos em casa nos sentimos mais seguros, ficamos relaxados e não nos atentamos a alguns perigos que, muitas vezes, são imperceptíveis. São nesses momentos que alguns acidentes domésticos se tornam mais fáceis de acontecer, principalmente tendo como vítimas as crianças e os idosos, segundo constatam, diariamente, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas.

As principais ocorrências de acidentes domésticos atendidas pelos socorristas do Samu Alagoas são as quedas da própria altura, mais frequentes em idosos, mas que também acontecem com crianças e adultos. Segundo o médico João Paulo Lopes, esse tipo de acidente é mais frequente no banheiro e, quando a vítima é uma pessoa idosa, a possibilidade de haver uma fratura é muito grande.

“Como a estrutura óssea dos idosos é mais frágil, as quedas da própria altura levam a fratura de algum membro. O que recomendamos é que se houver sinais de fratura em membro inferior, não mecha na vítima, não dê nenhum tipo de líquido e acione o 192, que uma ambulância será enviada para que os socorristas possam fazer os procedimentos necessários. Enquanto a equipe não chega, é importante tranquilizar e acalmar aquela vítima”, recomenda o médico.

O socorrista salienta que também existe a possibilidade de, ao cair no chão, a vítima apresentar um corte profundo. “Para esses casos é preciso colocar um pano limpo sobre o corte e pressionar levemente. Somente isso já basta para conter o sangramento. Não tem necessidade de fazer garrotes, colocar produtos em cima desse corte, já que tudo isso pode agravar o ferimento”, orienta o médico do Samu Alagoas.

Queimaduras – Ocorrências com pacientes vítimas de queimaduras também são acidentes domésticos bastante comuns, e alguns procedimentos simples podem ser feitos em casa para tratar dos ferimentos. “Em qualquer tipo de queimadura, a primeira coisa a se fazer é retirar o fator que está causando a lesão e lavar o ferimento com água corrente. Esqueçam os mitos de colocar manteiga, pasta de dente, café e gelo, pois todos esses produtos podem agravar a situação do paciente”, informa João Paulo Lopes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.