Sexta, 30 de Outubro de 2020 05:29
(82)99621-8631
Geral Eleições 2020

Ibope: 83% dos maceioenses têm certeza de que vão votar mesmo com a pandemia

Pesquisa revela que 12% estão em dúvida; 5% informaram que não comparecerão; e 1% não sabe

17/10/2020 10h49
Por: Redação Fonte: Ascom Ibope
Reprodução
Reprodução

Mesmo com a pandemia do coronavírus, o índice de eleitores que dizem que irão votar com certeza nas eleições municipais em novembro varia de 69% a 87% nas capitais, mostra o Ibope. Em Maceió, 83% revelaram que vão votar de qualquer jeito; 12% estão em dúvida; 5% informaram que não comparecerão; e 1% não sabe.

Boa Vista tem o maior percentual de eleitores que garantem comparecer à votação em novembro. Já Salvador apresenta o menor índice. Os dados têm como base as primeiras pesquisas Ibope divulgadas nas 25 capitais do país - apenas em São Luís (MA) ainda não foi feito um levantamento após o registro oficial das candidaturas.

Neste ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia do coronavírus. O primeiro turno acontece em 15 de novembro; e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O tribunal anunciou uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação durante a votação.

Pela primeira vez, será possível justificar o voto pelo celular, usando o aplicativo e-Título. O eleitor tem até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno.

Ausências à vista

Menos de 10% dos eleitores dizem que não vão votar de jeito nenhum em novembro. O maior percentual é do Rio de Janeiro e de Curitiba, onde 8% dizem que não irão às urnas.

Já em Boa Vista e Vitória, apenas 2% dizem que não comparecerão.

Faltando pouco menos de um mês para o primeiro turno - marcado para 15 de novembro -, o número de eleitores que se dizem em dúvida varia bastante entre as capitais. De 9%, em Boa Vista, a 24%, em Salvador.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.