Sábado, 05 de Dezembro de 2020 21:44
(82)99621-8631
COVID-19 Alagoas

Divulgado protocolo para retorno às aulas presenciais para adultos em Alagoas; conheça as regras

A partir de hoje, o Governo libera o retorno das atividades para maiores de 18 anos em todo o Estado.

26/10/2020 13h09
Por: Redação Fonte: TNH1
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, no Diário Oficial do Estado de Alagoas, nesta segunda-feira, 26, o protocolo de orientação às unidades de ensino e que regulamenta a retomada das aulas presenciais para adultos. A partir de hoje, o Governo libera o retorno das atividades para maiores de 18 anos em todo o Estado.

De acordo com o documento, os estudantes e funcionários devem, de forma obrigatória, utilizar máscaras, ter a temperatura corporal aferida todos os dias e manter o distanciamento de 1,5 metro. O protocolo também orienta para que as pessoas não compartilhem objetos, como materiais relacionados ao ensino, como livros, cadernos, e canetas.

O Estado também estabeleceu que as unidades de ensino devem expor orientações do protocolo em pontos estratégicos com o uso de cartazes. Elas também precisam manter os ambientes, de maneira preferencial, com ventilação natural, e organizar e controlar a entrada de pessoas na escola. Além disso, a gestão deve disponibilizar o atendimento com hora marcada ou por outros meios de comunicação entre pais e a escola.

As pessoas com sintomas gripais devem ser orientadas a retornar para casa e procurar atendimento médico, tendo que passar por período de quarentena.

A Seduc então determinou que o planejamento foi dividido em: preparação da equipe para o retorno, definição da nova rotina no ambiente escolar e monitoramento constante das ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

O Estado também publicou o que deve ser seguido na entrada das unidades de ensinos. Veja abaixo:

1. Higienizar o solado dos sapatos ao entrar na escola;

2. Direcionar o estudante e funcionário para higienização das mãos na entrada da escola;

3. Higienizar constantemente as mãos com álcool em gel ou com água e sabão;

4. Organizar fila com distanciamento de 1,5m para entrada e saída dos estudantes;

5. Sinalizar o distanciamento na entrada da escola e nos locais de atendimento ao público com cartazes e adesivos no chão;

6. Uso de EPI – máscara de tecido, de acrílico e luvas para vigias e funcionários que vão acolher os estudantes, distribuir merenda e atender a comunidade escolar;

7. Uso obrigatório de máscaras, retirando apenas na hora da merenda, com, as mãos higienizadas, pelos elásticos, sem tocar na superfície ventral da mesma, para retirá-las;

8. Trocar a máscara por outra limpa, após a merenda, guardando a usada em saco plástico para higienização ao chegar em casa;

9. Disponibilizar pias com sabão e papel toalha e/ou álcool em gel na entrada da escola;

10. Higienizar os portões antes e depois da entrada dos alunos;

11. Estabelecer horários de entrada e saída dos estudantes de forma que possibilite o respeito ao distanciamento de 1,5m entre as pessoas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.