Terça, 26 de Janeiro de 2021 15:43
(82)99621-8631
Geral Universidade Federal

Ufal anuncia volta às aulas para o dia 22 de fevereiro

As aulas serão online e obrigatórias, diferente de como ocorreu no Período Letivo Excepcional (PLE), ofertado pela Ufal de maneira opcional para alunos e professores.

07/01/2021 10h20
Por: Redação
Reprodução
Reprodução

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou que irá retomar seu calendário acadêmico  a partir do dia 22 de fevereiro. A decisão de retorno segue a Resolução 80, aprovada Ad Referendum do Conselho Universitário (Consuni) pelo reitor Josealdo Tonholo, no último 30 de dezembro. As aulas serão online e obrigatórias, diferente de como ocorreu no Período Letivo Excepcional (PLE), ofertado pela Ufal de maneira opcional para alunos e professores.

A Resolução 80 restabelece o calendário acadêmico do ensino de graduação do ano letivo 2020, interrompido em 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Dentro deste cenário ainda de incertezas em relação à covid-19, o reitor justifica que a Ufal não tem condições de retomar as aulas presenciais.

“Não temos estrutura para retorno presencial na Ufal. São 27 mil estudantes, quase sete mil vêm de  outros estados, de uma situação em que a pandemia não está sob controle. Então, toda e qualquer conversa sobre retorno presencial é muito arriscada. A gente não pode colocar vidas em risco, tanto dos nossos estudantes, quanto dos nossos servidores docentes e técnicos”, declarou Josealdo Tonholo.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, a proposta de retorno online segue em conjunto com outras instituições federais, explicando também o período de aulas após o retorno.

“Vamos trabalhar o ano letivo 2020 em dois períodos condensados de 15 semanas; retomar (continuar) a maioria das atividades de forma remota e avaliar continuamente o cenário epidemiológico para decidir as próximas etapas”, explicou o pró-reitor.

Ainda de acordo com Barros, um formulário de avaliação do Período Letivo Excepcional será aplicado aos alunos para que, a partir dos resultados, o retorno possa ser conduzido. 

Calendário acadêmico

Janeiro

De 18 a 29: alunos poderão realizar o requerimento de reabertura de matrícula, rematrícula e prorrogação de curso; 

De 26 a 28: período para confirmação de matrícula em disciplinas isoladas [alunos provenientes de outras Instituições de Ensino Superior] no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), em Maceió, e Centros de Registro e Controle Acadêmico (CRCAs), no interior; 

De 25 a 29: serão publicados os editais 2020.2 de reopção de cursos, mudança de turno, reingresso e reintegração, tudo isso no DRCA e CRCAs; 

Fevereiro

De 1º a 15: recesso acadêmico; 

De 8 a 12: serão feitos reajustes de matrícula na oferta acadêmica para 2020.1 nas respectivas coordenações de curso, assim como também será feita análise dos Planos de Ensino dos docentes;

18 e 19: ajustes de matrícula nas coordenações de curso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.