Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 19:09
(82)99621-8631
COVID-19 Covid-19

Laboratório confirma presença da variante brasileira do coronavírus em municípios de Alagoas

Análise de amostras enviadas à Fiocruz confirmou casos em duas mulheres que moram nos municípios de Anadia e Viçosa.

18/02/2021 11h05 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Informações G1 Alagoas

A nova variante brasileira do coronavírus, identificada como P1, foi detectada em duas pacientes do interior de Alagoas, de 36 e de 64 anos, por meio de análise de amostras enviadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação consta em uma nota da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgada nesta quinta-feira (18).

A confirmação foi feita pelo laboratório ao governo de Alagoas na terça (16). As pacientes são dos municípios de Viçosa e de Anadia.

Apenas uma das mulheres tem histórico de viagem para o Amazonas, onde foi registrado o primeiro caso da variante. Uma investigação do segundo caso deve apontar se já há transmissão comunitária do estado.

Com a confirmação de Alagoas, agora são 11 estados em que a variante brasileira do coronavírus foi detectada. Segundo o Ministério da Saúde, até o último dia 15 foram notificados 173 casos no país, sendo a maioria no Amazonas (110), mas também no Pará (11), Roraima (7), São Paulo (9), Ceará (3), Paraíba (10), Piauí (1), Espírito Santo (17), Santa Catarina (1).

O documento da Sesau ressalta que há evidências de que "esta nova variante possui maior transmissibilidade, ou seja, maior capacidade de disseminação, sem, contudo estar associada a quadros clínicos mais graves que sua variante de origem".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.