A nova variante brasileira do coronavírus, identificada como P1, foi detectada em duas pacientes do interior de Alagoas, de 36 e de 64 anos, por meio de análise de amostras enviadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação consta em uma nota da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgada nesta quinta-feira (18).
A confirmação foi feita pelo laboratório ao governo de Alagoas na terça (16). As pacientes são dos municípios de Viçosa e de Anadia.
Apenas uma das mulheres tem histórico de viagem para o Amazonas, onde foi registrado o primeiro caso da variante. Uma investigação do segundo caso deve apontar se já há transmissão comunitária do estado.
Com a confirmação de Alagoas, agora são 11 estados em que a variante brasileira do coronavírus foi detectada. Segundo o Ministério da Saúde, até o último dia 15 foram notificados 173 casos no país, sendo a maioria no Amazonas (110), mas também no Pará (11), Roraima (7), São Paulo (9), Ceará (3), Paraíba (10), Piauí (1), Espírito Santo (17), Santa Catarina (1).
O documento da Sesau ressalta que há evidências de que "esta nova variante possui maior transmissibilidade, ou seja, maior capacidade de disseminação, sem, contudo estar associada a quadros clínicos mais graves que sua variante de origem".