Domingo, 11 de Abril de 2021 07:08
(82)99621-8631
Geral Saúde

Veja como o Hemoal irá funcionar para doação de sangue no Feriadão da Páscoa

Para doação de sangue, haverá uma programação especial.

01/04/2021 10h32
Por: Redação Fonte: Ascom Sesau/AL
Reprodução
Reprodução

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar em regime especial durante o feriadão da Páscoa. As Unidades Maceió e Arapiraca abrem normalmente para processar e distribuir o sangue aos hospitais e maternidades do Estado, mas, para doação de sangue, haverá uma programação especial.

Nesta quinta-feira (1º), a Unidade Trapiche do Hemoal Maceió, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), irá funcionar das 7h às 18h para doação de sangue. Paralelamente, das 9h às 16h, uma equipe volante estará na Igreja Universal do Reino de Deus, situada na Avenida Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras, promovendo uma coleta externa.

Já a Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, funciona apenas para fornecer sangue e hemocomponentes às unidades de saúde. E o Hemoal Arapiraca, localizado no Laboratório Municipal, funciona normalmente das 7h30 às 17h30.

Na sexta (2), as duas Unidades do Hemoal Maceió, bem como, o Hemoal Arapiraca, atenderão, apenas, as solicitações de sangue feitas pelos hospitais e maternidades. No sábado (3), como acontece habitualmente, a Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona das 8h às 17h para receber doações sanguíneas. 

Segundo a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, o estoque do Hemoal está adequado e seguro para atender a demanda de transfusões durante o feriadão da Páscoa. Isso porque, o órgão possui 406 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300.

“Atuamos de forma preventiva, com coletas externas em um condomínio de Maceió e no Rotary Club de São Miguel dos Campos. Também tivemos a colaboração do Exército, cujos integrantes do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado estiveram no Hemoal para doar sangue. Com isso, felizmente contamos com um estoque satisfatório”, ressaltou Verônica Guedes.

Critérios para doação – Mas, para os candidatos à doação de sangue que desejarem comparecer à Unidade Trapiche do Hemoal Maceió nesta quinta (1º) e sábado (3), a gerente do órgão explica que devem ser respeitos vários critérios. No caso das pessoas que contraíram a Covid-19, o impedimento é válido pelo período de 30 dias; já àquelas tiveram contato com infectados pelo novo coronavírus, a doação de sangue só é permitida 14 dias depois, caso não apresentem sintomas neste período.

“Além do uso de máscara, devem ser respeitados os critérios habituais, como a idade mínima de 16 anos e a máxima de 69. Também é necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde, bem como, é exigido a apresentação de um documento de identificação oficial e original com foto”, ressalta.

Os candidatos à doação de sangue ficam impedidos de doar sangue casos tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. Quanto às gestantes e lactantes, é proibida a doação de sangue e, para repetir o ato, as mulheres ficam impedidas durante 90 dias e os homens devem respeitar um intervalo de dois meses.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.