Domingo, 13 de Junho de 2021 02:21
(82)99621-8631
Geral Alagoas

Governador autoriza, nesta sexta (11), construção de sétima UPA em Maceió

Unidade da Chã da Jaqueira, que será do tipo III, terá investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 6,2 milhões

10/06/2021 13h46
Por: Redação Fonte: Agência Alagoas
Foto: Reprodução/Agência Alagoas
Foto: Reprodução/Agência Alagoas

O Governo do Estado irá construir a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Maceió, que ficará localizada no bairro Chã da Jaqueira. A assinatura da ordem de serviço pelo governador Renan Filho e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, que vai resultar no início das obras, acontece nesta sexta-feira (11) às 11h, no Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, onde o novo equipamento de saúde será erguido. Essa é a quinta UPA erguida exclusivamente com recursos estaduais na capital alagoana.

A autorização da obra terá transmissão pelas redes sociais do Governo de Alagoas (www.instagram.com/governodealagoas e www.facebook.com/GovernoAlagoas).

A UPA da Chã da Jaqueira, que será do tipo III, terá investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 6,2 milhões. O novo equipamento de saúde será construído no terreno onde atualmente funciona o Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, conforme projeto da Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Outras quatro unidades – Jacintinho e Tabuleiro, em funcionamento, e Jaraguá e Cidade Universitária, que estão em construção – são fruto de investimentos próprios do Estado. Já as UPAs do Benedito Bentes e Trapiche receberam tanto recursos estaduais quanto do governo federal. “Além das UPAs do Benedito Bentes e do Trapiche, que foram construídas com recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, Maceió vai contar com a quinta unidade erguida exclusivamente pelo Governo do Estado. Este investimento é mais uma comprovação que a saúde pública é prioridade da atual gestão e, quando estiver em funcionamento, irá ampliar a assistência pré-hospitalar”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Estrutura – Assim como as UPAs já em funcionamento, a unidade da Chã da Jaqueira vai contar com leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Irá contar também com consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso e nebulização e laboratório de análises laboratoriais.

Quando estiver em funcionamento, a UPA da Chã da Jaqueira irá atender 350 usuários diariamente, mediante classificação de risco, com assistência de domingo a domingo, 24 horas por dia. Além de pacientes com crise de hipertensão, suspeita de infarto e derrame, a unidade deve assistir àqueles que tenham febre alta e pequenas fraturas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.