Domingo, 25 de Julho de 2021 09:39
(82)99621-8631
Geral Geral

Motoristas de ônibus serão treinados para compartilhar vias com ciclistas e passageiros com deficiência

Ação visa sensibilizar os profissionais sobre a realidade dos outros nas vias

14/07/2021 09h03
Por: Redação
Reprodução
Reprodução

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) realiza, nesta quinta-feira (15), uma ação para sensibilizar os motoristas de ônibus de Maceió. A iniciativa foi organizada com base em reclamações feitas ao órgão municipal por usuários do transporte público e cidadãos que se sentiram prejudicados com algumas práticas desses profissionais no dia a dia. Tem como objetivo, ainda, fornecer um serviço de transporte público melhor para a população maceioense, mais seguro e respeitoso para todos.

O superintendente da SMTT, André Costa, ressalta o quanto a atenção nas vias é essencial para todos. Além do respeito às leis de trânsito, se colocar no lugar do outro, deve fazer parte das ações de quem trabalha no transporte público.

“Os motoristas de ônibus transportam milhares de pessoas pela capital, cada um com histórias de vida diferentes e com limitações físicas. Também precisam conviver em harmonia com os ciclistas e pedestres, elementos mais frágeis no trânsito. É fundamental que possamos levá-los a uma reflexão sobre as ações que tomam rodos os dias.”, disse.

Os rodoviários serão colocados em bicicletas ergométricas e cadeiras de rodas, enquanto os ônibus trafegam ao seu lado, simulando uma situação real vivida por muitos ciclistas, e como é utilizar cadeiras de rodas pelas ruas da capital alagoana. Também contará com representantes da Associação dos Cegos de Alagoas, para que compreendam a realidade daqueles que não enxergam.

A ação é promovida pela SMTT, em parceria com o Sest Senat e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb).

A diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) ressalta que ações desse tipo servem para aprimorar, ainda mais, o transporte público da capital.

“Compreender que o transporte é um sistema que deve estar integrado. Também parte do princípio que todos os atores envolvidos, devem se respeitar e conviver em harmonia”, frisou, Paula Isanelle.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.