Sábado, 28 de Maio de 2022 09:49
(82)99621-8631
Geral Curiosidades

Conheça o marimbondo-cavalo, dono da picada mais dolorosa do mundo

Essa escala foi idealizada pelo entomologista Justin Schmidt, pesquisador do Southwest Biological Institute

06/04/2022 15h38
Por: Alexandre Vieira Fonte: Escola Educação
Reprodução
Reprodução

Pertencente à família Pompilidae, do gênero Pepsis, o marimbondo-cavalo é considerado o inseto com a picada mais dolorosa do mundo, conforme a “Escala Schmidt”, que classifica a intensidade das ferroadas.

Essa escala foi idealizada pelo entomologista Justin Schmidt, pesquisador do Southwest Biological Institute, com a finalidade de medir a dimensão da dor de picadas de diversos insetos ao redor do mundo. Assim sendo, o marimbondo-cavalo desponta como o inseto dono da picada mais dolorida de todo o planeta, chegando ao grau 4 da escala criada pelo entomologista.

O marimbondo-cavalo pode chegar até 5 cm de comprimento. Além disso, suas patas têm uma espécie de “gancho” capaz de segurar sua presa. Isso permite que ele consiga cravar o seu ferrão de 7 mm na vítima atacada.

Assim como besouros e borboletas, o corpo desses bichos apresenta segmentações divididas em cabeça, tórax e abdômen, seis patas, um par de antenas e exoesqueleto de quitina. Entretanto, são insetos invertebrados, semelhantes às abelhas, por exemplo.

Dieta do marimbondo-cavalo - Por mais que não tenha predadores naturais, por seu ferrão ser um excelente mecanismo de defesa, o marimbondo-cavalo não tem o costume de picar seres humanos, a menos que se sinta ameaçado. Ademais, suas presas favoritas são as aranhas da família Theraphosidae, mais conhecidas como tarântulas, uma vez que os corpos destes aracnídeos servem como ninho para suas larvas.

Como é uma picada de grau 4? - A dor oriunda de uma picada de grau 4 é muito intensa e imediata, sendo capaz de paralisar um ser humano adulto. Para melhor compreensão, as picadas das abelhas estão classificadas no grau 1 da Escala Schmidt.

Portanto, a única picada que se aproxima à do marimbondo-cavalo é a da formiga-cabo-verde, popularmente chamada de tocandira ou tucandeira. Entretanto, a diferença entre elas é o tempo em que a dor causada persiste no corpo de um ser humano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maceió - AL
Atualizado às 09h41 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 27°

25° Sensação
4 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (50mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Chuvoso
Segunda (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva