Sábado, 28 de Maio de 2022 11:50
(82)99621-8631
Geral Alagoas

Parceria entre MVV e Polícia Militar possibilita nova sede para Pelotão Mirim

Obras de salas de aula para o Projeto estão sendo entregues nesta quarta-feira (6), no Agreste alagoano

07/04/2022 17h24
Por: Alexandre Vieira Fonte: Assessoria
Reprodução
Reprodução

O Projeto Pelotão Mirim nasceu em um mês de abril, lá em 2010. Com mais de uma década de trabalhos voltados à comunidade, o Projeto — encabeçado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas, situado em Arapiraca — ganha, agora neste abril de 2022, uma nova sede dentro do próprio Batalhão em parceria com a Mineração Vale Verde (MVV).

Após assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) em 2020, as instituições fizeram um acordo de cooperação mútua para implantar e desenvolver atividades de interesse entre as duas partes.

O evento de entrega das salas de aula, obra realizada pela MVV, ocorreu nesta quarta-feira (6), com diversas homenagens a militares que fizeram história contribuindo com o Pelotão, além da presença de autoridades do poder público, como o vereador de Craíbas, Neto Pedro; a secretária Municipal de Educação de Craíbas, Edna Farias; o secretário Municipal de Educação de Limoeiro de Anadia, Antônio Martins; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Arapiraca, Daniel Fernandes; e o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Arapiraca, Alberto de Almeida.

Na plateia, estavam os pequenos Nicolas Hernandes Maia Alves; José Eduardo da Silva Tavares; Júlia Carolaine Machado Dantas; e Evellyn Maria da Silva Santos, todos(as) com 14 anos de idade e integrantes do Pelotão Mirim, de anos anteriores. Devido à pandemia, o Projeto ficou suspenso e retornará com nova aula inaugural prevista para 20 de abril.

"Aqui no Pelotão, eu aprendi mais sobre disciplina e minhas responsabilidades. Acho que foram essas duas coisas que mais vejo mudando em mim desde que entrei. Hoje estou no 9º Ano [na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Lúcio] e, em breve, terei aulas de reforço aqui no Pelotão para fazer o exame do Instituto Federal de Alagoas, o Ifal, em Arapiraca. Já estou pensando em prestar vestibular para a área veterinária – ou seguir carreira militar. Não me decidi ainda. Mas se conseguir de algum modo as duas coisas, já posso sonhar em trabalhar aqui no Canil do Batalhão", diz o jovem José Eduardo Tavares.

De acordo com ele, sua mãe, a dona Edvânia, ficou orgulhosa quando entrou para o Pelotão Mirim. "Ela viu que terei um futuro com as atividades que venho fazendo", coloca.

Estiveram presentes à cerimônia, ainda, o comandante geral da PM/AL, coronel Wellington Bittencourt; o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Luciano Felizardo; o subcomandante do 3º BPM, major Levy; ... o comandante do Policiamento de Área do Interior (CPAI-II), tenente-coronel Carlos Azevedo; o comandante do Colégio de Polícia Militar (CPM) do Agreste, major James; o comandante o coronel da Reserva Remunerado (RR) João Marinho; o capitão Maykel Araújo; o 1º tenente Luciano Silva; e o subtenente José Souza, maioria deles homenageados. Representantes do 7º Grupamento de Bombeiro Militar de Alagoas também prestigiaram o evento.

Além dos militares, o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima; o coordenador de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação da MVV, Mário Lima; e a analista de Relações Comunitárias da MVV, Gyslane Chaves, receberam honraria em homenagem à entrega da unidade educacional, a partir da parceria com o 3º BPM. 

Segundo Tony Lima, é uma honra para a empresa poder contribuir com o desenvolvimento social, cultural e educacional dos jovens do Agreste alagoano.

“Estamos muito felizes, hoje mais ainda, por vermos esse sonho erguido. Este complexo educacional, com novas salas, dará suporte a todos os jovens integrados no Projeto, firmando a base, a fundação desse lindo projeto da Polícia Militar de Alagoas aqui na região, que já tem mais de uma década de existência e um altíssimo retorno positivo para a sociedade. O que mais importa para a MVV são as pessoas e queremos seguir contribuindo para o futuro das novas gerações nos territórios onde estamos inseridos, sobretudo, no aspecto educacional. 

De acordo com a coordenadora do Pelotão Mirim, a sargento Jacqueline Praxedes, a nova turma contará com cerca de 100 alunos(as) de quatro cidades da região: Craíbas, Arapiraca, Limoeiro de Anadia e Feira Grande.

“Só de Craíbas, há cerca de 30 crianças entre 10 e 13 anos. O restante são das demais cidades. E todas elas muito empolgadas com o retorno das aulas, tendo sido elas as contempladas desta vez. O apoio da MVV para a consolidação deste Projeto foi essencial. Agora o Pelotão tem uma casa onde poderemos desenvolver todas as nossas atividades”, diz a Sgt. Jacqueline.

O Batalhão conduz esse Projeto com jovens da região do Agreste alagoano tendo já formado mais de 700 crianças, no intuito de torná-las futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

"Essa é a primeira vez que retorno ao Batalhão desde que saí como comandante. E voltar em um momento como este está sendo muito importante para mim, pois iniciamos esse Projeto lá em 2010, quando eu estava à frente do 3º BPM. O Pelotão Mirim nasceu, inicialmente, por conta da indisciplina dos alunos da região. Nosso intuito era trabalhar com esses jovens para que fossem lapidados a partir da disciplina. E ver este Projeto agora com uma sede própria nos dá muito orgulho", comenta o coronel RR João Marinho.

O Pelotão Mirim é, inclusive, um projeto socioeducativo pioneiro no Nordeste, destinado ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. As aulas com os jovens ocorrerão entre este mês de abril e dezembro de 2022.

"Hoje é um marco para o Pelotão, com certeza! Nós, enquanto Polícia Militar, tratamos da prevenção. E de tantas ações nossas nesse sentido, o Pelotão Mirim é uma das principais, porque ensina aos jovens o bom caminho em que eles devem andar. Hoje, segundo os sociólogos, vivemos em 'tempos líquidos', onde tudo deixa de ter uma forma e se amolda às circunstâncias. Quando trazemos essas crianças para perto, a fim de ensiná-las sobre valores, ética, cidadania e disciplina, estamos construindo um futuro melhor. Então, agradecemos à Mineração Vale Verde por essa nossa nova sede", diz o tenente-coronel Luciano Felizardo, hoje no comando do 3º BPM. 

Essencialmente, o Projeto atua com aulas de música com partituras, educação física, aulas de reforço e cidadania, atividades esportivas e de lazer, orientação sobre drogas e comportamento e palestras educativas sobre diversos temas, além da participação em eventos públicos e sociais.

"O que queremos é levar a imagem e a mensagem de que o ponto de equilíbrio da nossa sociedade está em uma segurança pública robusta. Nossos parabéns em especial ao coronel Marinho, por sua visão com a criação deste Pelotão e que hoje já está dando frutos. Igualmente, obrigado à MVV, que abraçou esse Projeto como uma causa social e, ainda, divina, pois Deus sabe porque nos coloca nessas missões. Agradecemos à MVV por tal confiança e dedicação ao Pelotão Mirim", ressalta o comandante geral da PM/AL, coronel Bittencourt.

A MVV, através desta iniciativa de entrega das salas, reforça assim seu compromisso com o desenvolvimento do Agreste alagoano e com as populações dessa região, onde a Mina Serrote está inserida, oportunizando um novo horizonte para todos(as).

SOBRE A APPIAN BRAZIL - Desde 2018, a MVV tem 100% do seu capital controlado pelo Grupo Appian Capital Brazil, plataforma no país da Appian Capital Advisory, que é um fundo de investimento privado — Private Equity —, com sede em Londres, e com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu com a aquisição de dois ativos: a Atlantic Nickel — operação de níquel sulfetado no sul da Bahia — e a MVV, em Craíbas.

Atualmente, a Appian Capital Brazil já estuda a expansão no país com a aquisição de novos ativos. O Grupo e todas as suas empresas possuem o compromisso com as melhores práticas ESG, incluindo a conformidade com os Princípios do Equador e os Padrões de Desempenho da IFC sobre Sustentabilidade Social.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maceió - AL
Atualizado às 11h43 - Fonte: Climatempo
27°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 27°

29° Sensação
15 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (85mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Chuvoso
Segunda (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva