Sábado, 28 de Maio de 2022 11:52
(82)99621-8631
Tecnologia Tecnologia

Maceió é a capital com pior velocidade média de internet do país, aponta levantamento

A velocidade na capital alagoana é de 61.21 Mbps, quase três vezes menos que Goiânia (GO), que ocupa a primeira colocação

26/04/2022 15h40
Por: Alexandre Vieira
Reprodução
Reprodução

Maceió tem a pior velocidade média de internet do País entre as capitais, conforme levantamento da plataforma ‘Minha Conexão’. A velocidade na capital alagoana é de 61.21 Mbps, enquanto que em Goiânia (GO), que ocupa o primeiro lugar no ranking, é de 179.16 Mbps, quase três vezes mais rápida. As cidades de Campo Grande (MS), com 177.44 Mbps, e Cuiabá (MT), com 160.85 Mbps, completam o ranking, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já Maceió amarga o 27º lugar das capitais.

Entre os municípios alagoanos, a cidade do Pilar é a que tem a melhor colocação no Estado, com uma velocidade média de 167.57 Mbps, ocupando a 272ª colocação. A pior velocidade é registrada em Olivença, no Sertão de Alagoas, que ocupa a 2.521ª colocação nacional, com uma internet de 31.21 Mbps.

A operadora Claro lidera o ranking de velocidade da internet entre as operadoras nacionais, seguida pela Vivo e Oi. Já a Delta Fibra é a banda larga mais rápida do Brasil, ficando à frente da Tríade Fibra e Qnetfacil Internet.

O especialista em tecnologia Valdick Sales explica que há vários fatores que prejudicam a internet em Alagoas, sendo o principal a falta de infraestrutura de fibra óptica, meio de transmissão que permite o tráfego de dados com altíssima velocidade — próxima à velocidade da luz.

“A nossa infraestrutura de fibra óptica não está tão preparada como as dos outros estados e capitais. Uma determinada localidade ou lugar precisa de uma fibra óptica para pegar informações de alta qualidade. Quando o lugar não tem isso, o serviço ofertado é péssimo. Tem condomínio, por exemplo, que não tem fibra óptica e você não consegue ter uma internet de boa qualidade”, informa.

LIMITAÇÃO PARA NEGÓCIOS

A situação acaba por prejudicar o Estado, segundo o especialista. Ele analisa que sem internet rápida, empresas ficam limitadas e futuros negócios não incluem Alagoas na lista. “O que vejo é que muitas empresas particulares em Alagoas estão montando seu próprio cabeamento de internet para ter e oferecer um serviço melhor”, destaca Waldick Sales.

Quando perguntado sobre o que falta ao Estado para ter uma internet mais rápida, Waldick Sales reforça a necessidade de investimento em infraestrutura. “É fundamental investir em cabeamento óptico dentro da localidade. Se tiver, a internet melhora, tendo melhor eficiência", explica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maceió - AL
Atualizado às 11h43 - Fonte: Climatempo
27°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 27°

29° Sensação
15 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (85mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Chuvoso
Segunda (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva