Sábado, 28 de Maio de 2022 11:23
(82)99621-8631
Geral Brasil

Brasil investiga 7 casos suspeitos de hepatite aguda em crianças

A comunidade científica está em alerta para casos assim desde abril

06/05/2022 14h39
Por: Alexandre Vieira Fonte: Metrópoles
Reprodução
Reprodução

O Ministério da Saúde monitora sete casos de hepatite aguda grave em crianças no Brasil. Três casos são de pacientes do Paraná e quatro, do Rio de Janeiro.

A comunidade científica está em alerta para casos assim desde abril, quando começaram a ser registrados quadros de inflamações graves no fígado de crianças sem que a causa para o problema fosse estabelecida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 230 crianças menores de 16 anos em 20 países já apresentaram o problema.

Os sintomas da enfermidade misteriosa são febre, mal estar, dor no corpo, diarreia, vômito, dor abdominal e icterícia – coloração amarelada dos olhos. Nos casos investigados pelas autoridades de saúde de outros países, chama a atenção o fato de testes laboratoriais terem descartado os vírus mais comuns da hepatite (tipos A, B, C, D e E) como causa da infecção.

No Reino Unido, onde o surto começou, as investigações apontam para a infecção por um pelo adenovírus 41F, encontrado na maioria das amostras.

“Essas infecções não parecem ter relação com alimentos, espécies de animais, áreas geográficas ou com as vacinas contra a Covid porque a maioria dessas crianças sequer foi vacinada”, disse a médica Philippa J. Easterbrook, cientista sênior no departamento de HIV da OMS em Genebra, durante coletiva de imprensa da última quarta-feira (4/5).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maceió - AL
Atualizado às 11h23 - Fonte: Climatempo
27°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 27°

29° Sensação
15 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (85mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Chuvoso
Segunda (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva